domingo, 26 de agosto de 2012

Movimento "Da gente de Santa Cruz"


Santa Cruz promove atrações Culturais para valorização da História e Memória. 

 
O Evento realizado sábado, dia 25 de agosto, foi inspirado no Aniversário de 457 anos da Vila. 

Destaque para as atividades socioculturais como mostra fotográfica, artesanato local, exibição de vídeos, lançamento de livro e apresentação da banda de Congo de Itaparica e do Clube do Vinil.
Segundo os coordenadores do evento, Geovana Tabachi, João Amorin e Elizabeth Areias o objetivo é estimular a participação cidadã e fornecer cultura e identidade local.







História
Inicialmente denominada de Aldeia velha, remetem ao ano de sua fundação em 1556 pelo jesuíta Afonso Braz. O distrito já foi sede do município de Aracruz e atividades portuárias no qual escoavam considerável quantidade de madeira e produtos agrícolas.
No ano de 1860 a Vila recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que escreveu as suas impressões em notas nas quais comentou sobre os aspectos naturais e as características das casas e igreja. Santa Cruz foi também o local no qual desembarcou a primeira grande leva de italianos para o Brasil: a Expedição Tabachi, no final de fevereiro de 1874. 

 
O Casarão
A construção foi erguida para abrigar D. Pedro II em sua visita a Santa Cruz.
No decorrer da historia já foi sede da prefeitura, fórum, cadeia, cartório, salão para bailes de carnaval, correios, posto telefônico, jardim de infância, abrigo para famílias vitimas de chuvas entre outros.

Hoje há um projeto executivo para a restauração do Casarão, transformando o patrimônio em biblioteca, museu, espaço de lazer, auditório e café. Um lugar para abrigar os registros históricos e culturais.

Por todos esses aspectos, o Casarão é uma ruína representativa de um tempo que faz parte da história e memória de Santa Cruz e precisa com urgência do cumprimento do poder publico em sua restauração, para que esse projeto não caia no descaso e desvalorização de importante fator histórico da região e do Brasil.



 
Fontes de Pesquisa e Créditos

Coordenadores: Geovana Tabachi, João Amorin e Elizabeth Areias.
Artesanato local: Jose Victor Soares e Penha Soares
Rocha, Levy – De Vasco Coutinho aos Contemporâneos

Nenhum comentário:

Postar um comentário