sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A Maior flor do mundo - Jose Saramago

“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
 Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”
 
José Saramago


A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças. 
Saramago transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma idéia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. 
Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a idéia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...".
É dessa fantasia de grandiosidade que nasce o livro.
 
A obra talvez se transcreva na grande vontade do autor em tentar conquistar o público dos pequenos, lhes fazer um afago, eis que no reconhecimento da difícil arte de dirigir-lhes, Saramago expõe com toda sua inocência e sinceridade da sua imprecisa arte de escrever para as crianças (sabemos da sua inquestionável qualidade como autor).

Ainda assim, mesmo parecendo inacabada, constrói uma bonita história, demonstrando a simplicidade e força de vontade do menino protagonista que é capaz de transpor a todos esforços, limitações e dificuldades para ajudar a uma pequena e agonizante flor...ele lhe trouxe novamente a vida, frente a toda desesperança.  

Ao final da belíssima história que conta, Saramago chama os pequeninos a reescreverem a história de sua maneira, e diz que talvez um dia os lerá, muito melhor do que ele, que não sabe contar histórias infantis. 
 “E essa é a moral da história”: incentivar os pequenos a entrar no belo mundo do literário. 
De fato, muitas escolas já utilizaram o livro e o exercício de reescrita proposto por Saramago, com resultados maravilhosos.
 
 
 
 
Posteriormente, Juan Pablo Etcheverry fez um curta-metragem de animação baseado no conto, onde José Saramago aparece como personagem e é narrador.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário