terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sociedade em Rede




Vivemos uma nova ordem social, oriunda da sociedade industrial e da reestruturação do capitalismo, cujo aspecto central se deve à maior difusão de diversos suportes de informações, rompendo-se as barreiras espaço-temporais e estabelecendo uma mudança na maneira de comunicar.

Essa nova organização em rede tem como característica essencial a re-significação de valores e de como o conhecimento é apropriado e conduzido, uma vez que as identidades narrativas culturais estão cada vez mais fragmentadas em milhares de micro-correntes abrangendo diversos assuntos, em vários formatos com maior estimulo visual e sonoro.

Portanto como estratégia didática de formação e estimulo do pensamento critico do sujeito, devemos criar espaços virtuais que incitem o aprendizado, com trocas de experiências, vinculando alunos, educadores e instituição de ensino.



CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Volume I; 8 edição revista e ampliada; tradução de Roneide Vanancio Majer com colaboração de Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário